A tradicional Feira dos Enchidos de Monchique, que este ano decorre entre sexta-feira e domingo, dias 4 a 6, é um dos principais cartões-de-visita do município que homenageia a tradição, os usos e os costumes.
“Em busca da tradição e, através de unidades especialmente concebidas para este certame, os visitantes terão a oportunidade de apreciar os mais típicos sabores da gastronomia local, este ano, com mais um dia de certame”, promete a autarquia local.
A presença de várias unidades de produção de enchidos e de cozinhas tradicionais confere ao evento “a genuinidade de sabores e saberes”, realça a câmara monchiquense.
Para além da gastronomia, o artesanato tem também uma forte presença, havendo ainda stands dedicados à doçaria, mel, pão, medronho, melosa e outros produtos.
Em relação ao cartaz musical, os Átoa actuam no sábado, 5, às 21h30, e o cantor João Pedro Pais no domingo, 6, às 18h00. O certame arranca com uma actuação do Grupo Folclórico Amigos de Montenegro, às 21h30 de sexta-feira.
Existem, ainda, outras propostas de convívio e entretenimento para toda a família, com animação circulante, com diversas actuações do Grupo de Concertinas da Sertã durante o fim de semana.
No sábado, a partir das 10h30, demonstrações de karaté e das classes de Ginástica Rítmica do Clube Desportivo e Cultural da Nave marcam presença em actuações cheias de ritmo e animação.
O visitante poderá, ainda, assistir a diversos momentos de showcooking dinamizados pela Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve, tendo como principal foco de criação e confecção, os enchidos de Monchique.
Destaque, ainda, para o Prémio Lima Duque, atribuído a um produtor de enchidos, com o intuito de perpetuar a lembrança de Luís Fernando Maia de Lima Duque, médico veterinário e pessoa desde sempre ligada a esta feira.
O evento, organizado pelo município de Monchique, abre as portas às 16h00 de sexta-feira e encerra às 21h00 do dia 6, com entrada livre.
Sem comentários:
Enviar um comentário