sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Portimão recebe festa dos carros clássicos

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) vai de 23 e 25 de Outubro, ser palco do maior evento de Automóveis Clássicos da Península Ibérica sendo o Algarve Classic Festival um grande “museu vivo” onde os entusiastas do desporto motorizado poderão reviver os grandes carros e corridas do passado, voltando a ver e ouvir grandes nomes da história automóvel.

Seno muito provavelmente, o maior de sempre, com 13 categorias, o fim-de-semana vai estar marcado por enumeras corridas, no qual o público pode ver e rever todas as décadas do Automobilismo, desde os anos 30 aos anos 80, contando o evento com mais de 280 equipas confirmadas, que se traduzirá num total de mais de 450 carros e mais de 500 pilotos.

Apesar destes relevantes números, mais do que quantidade, o evento vive da qualidade dos carros que viajam até Portugal, cujo destaque vai para a presença de 3 espetaculares automóveis, com especial significado para os Portugueses:

O Lola “Team BIP”, o automóvel que fez parte da primeira equipa portuguesa em competições internacionais e que é conhecido por todos os apaixonados de corridas de resistência. É claramente um automóvel que ficou no imaginário de todos, principalmente para os poucos que o viram competir em Vila Real e Estoril, obtendo grandes resultados.

Também o Ferrari 250GT Breadvan será cabeça de cartaz. Este modelo único, projetado por Giotto Bizzarrini e Piero Drogo, participou nas 24 Horas de Le Mans de 1962 e é um dos mais preciosos Ferrari alguma vez feito. Uma verdadeira obra de arte, pela sua história, beleza e desenvolvimento técnico. Graças ao seu proprietário Austríaco, será possível não apenas ver o carro num museu, mas também ouvir este precioso modelo numa pista do Autódromo Internacional do Algarve.

O terceiro será o Cooper T51 de Formula 1, modelo que competiu entre 1959 e 1961 e que deu à Cooper o título Mundial logo no primeiro ano de competição. Em Portugal este modelo é especialmente recordado pela vitória de Stirling Moss no Circuito de Monsanto, em Agosto do referido ano, e pelas participações de “Nicha” Cabral ao volante deste modelo, com motor Maserati.

Confirmados para este ano, estão também modelos como Ford GT40, BMW M1, Jaguar D-Type, AC Cobra, Alfa Romeo Giulia GTA, entre muitos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário