terça-feira, 24 de maio de 2016

Portimão apresenta gastronomia e tradições de todo o mundo

Entre os próximos dias 27 de Maio e 4 de Junho vão desenvolver-se, em Portimão, uma série de iniciativas integradas na Semana da Interculturalidade.
Em comum, as actividade têm o objectivo de promover a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades migrantes, bem como estimular o diálogo entre culturas, sensibilizando todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

Diversas associações locais de imigrantes vão mostrar a música, dança, gastronomia e artesanato dos respectivos países. A elas juntam-se colectividades locais, recreativas e desportivas, bem como restaurantes e comércio local.

A Semana tem inicio a 27 de Maio (Sexta-feira) com a “Festa da Boa Vizinhança”, um almoço convívio a realizar no Centro Comunitário do Bairro da Cruz da Parteira, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial dos Vizinhos que todos os anos tem lugar na última semana do mês de Maio em várias cidades do mundo.

Integrada na Mostra de Teatro “ Escolas em Cena” a decorrer no TEMPO, a turma vocacional de Animação Sócio-Cultural do 10º ano da Escola Secundária Poeta António Aleixo leva à cena pelas 14h30, de dia 27, “ E agora? Teatro Fórum para a Sensibilização da Problemática do Racismo”, um espectáculo dirigido ao público escolar.

Nos dias 28 e 31 de Maio e 1, 2 e 3 de Junho, o Mercado Municipal da Avª S. João de Deus acolhe, entre as 10h00 e as 12h00, um “Show-Cooking com Iguarias de Diversas Latitudes” desde cozinha dos Países da Europa de Leste pela Associação “ Capela” ( 28 de Maio), Cozinha Asiática pela Sushi4Home ( 31 de Maio); Cozinha Portuguesa de Fusão pela Casa da Tocha ( 1 de Junho); Cozinha Cabo Verdiana pelo Espaço À Cabo Verde ( 2 de Junho) e Cozinha Portuguesa de Fusão pela Chef Ameli ( 3 de Junho).

No dia 28 (Sábado), a partir das 10 horas da manhã, é a vez de os “Trajes do Mundo” desfilarem entre o Mercado Municipal e a Rua do Comércio.

A diversidade cultural marcará também o programa das Comemorações do Dia da Criança (1 de Junho), com a realização de jogos tradicionais interculturais para crianças de todas as nacionalidades, na zona ribeirinha de Portimão, entre as 17h00 e as 20h00.

Durante a manhã, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes os alunos do 1º ciclo são convidados a embarcar na leitura de “Novos Contos de Viagens” com “ As Cores de Mateus”, a história de um menino de cor, adoptado e a dificuldade em ser aceite pelos seus colegas da escola,  um conto que procura sensibilizar as crianças para a problemática das descriminação.

No Domingo, 29 de Maio, celebra-se o Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural, e a partir das 14h30, haverá “Festa no Parque!” num convite dirigido a toda a população local e migrante para celebrar a diversidade, através de um piquenique e um espectáculo intercultural que contará com a participação da Associação de Comerciantes e Industriais Luso Chinesa (Dança do Dragão); Associação Cabo Verdiana: Pé na Tchon; Associação “Capela” (As Estrelinhas); Rancho Folclórico da Figueira e a Associação Distrital de Capoeira (Mestre Betão e Professor Chicote).

Durante a Semana Intercultural existe ainda a oportunidade para descobrir outras culturas através da dança com a realização de diferentes workshops de danças latinas, orientais, eslavas, cabo-verdianas, yoga e danças de rancho no Pavilhão Gimnosdesportivo de Portimão, todos os dias ao final da tarde. A participação é gratuita, devendo os interessados inscrever-se, previamente, através do email: divisão.habitacao@cm-portimao.pt ou dos telefones 282 470 862/282 470818 (no horário das 9h-13h e das 14h-17h).

Sem comentários:

Enviar um comentário