sábado, 13 de fevereiro de 2016

Exposição de fotografia "A Cidade e o Rio" de Virgínia Maio

As fotografias expostas sob o título “A cidade e o rio” pretendem ilustrar a forma como a autora vê a sua cidade. Mostrando que não é possível dissociar a cidade do rio, a sua relação é inevitável e revela-se como factor essencial para o desenvolvimento urbano. As funções do rio são a dinâmica fundamental para o crescimento da cidade, cais, pontes, portos, barcos e são temas estratégicos para a integração do rio na paisagem urbana, atribuindo-lhe uma identidade e centralidade.

VIRGÍNIA MAIO
Nascida em Junho de 1966 em Monchique, Virgínia Maio cresceu com o verde da paisagem e os encantos que esta vila encerra, por si só, uma beleza infindável para fotografar.
Aos oito anos descobre a velha máquina fotográfica do avô, passando a entender a vida e as coisas como um cenário que era preciso enquadrar. Na adolescência sente, o que hoje percebe, às vezes é preciso distanciarmo-nos da paisagem para a podermos contemplar. Razão pela qual aos 18 anos vem estudar para Portimão, aos 19 anos inscreve-se na ocupação de Tempos Livres, tendo sido colocada no Centro de Documentação, depois na Biblioteca Municipal de Portimão, onde ainda hoje trabalha.

Tirou um curso de fotografia a preto e branco com revelação em câmara escura, frequentou alguns workshops de fotografia e faz parte de vários grupos de fotografia nacionais e internacionais, nos quais tem visto as suas fotografias serem distinguidas com menções honrosas, quer pela qualidade, quer pela originalidade do olhar.

É uma amadora apaixonada por olhares e momentos que emolduram a sua criatividade e inspiração. Em part-time fez fotografia de casamentos e baptizados.


Em 2015 expôs pela primeira vez algumas fotos temáticas (sobre as flores da horta que mantém na Biblioteca Municipal de Portimão, inserida nas comemorações do dia Mundial da Fotografia).
Considera-se uma rebelde no que diz respeito a regras e técnicas fotográficas, geralmente não as utiliza, retocando apenas o contraste e a luz para que a fotografia final seja fiel ao olhar que a inspirou.

Sem comentários:

Enviar um comentário