quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

«365 Algarve» apresenta várias novidades em Fevereiro

Em Fevereiro, o Algarve continua a ser palco de inúmeros espectáculos e mostras culturais que prometem cativar residentes e turistas, no âmbito do programa «365 Algarve». No total são 22 eventos de música, dança, cinema, gastronomia, artes visuais e animação de património, que irão completar o calendário cultural algarvio com estas mais de 60 apresentações.

A programação do «365 Algarve» deste mês é marcada pela estreia mundial do concerto a quatro mãos para piano interpretada por dois grandes nomes da música portuguesa, Mário Laginha e Armando Mota, no âmbito do 1.º Festival Internacional de Piano do Algarve, que terá lugar no dia 18 de Fevereiro, no Teatro Municipal de Portimão.

Entre as inúmeras propostas musicais agendadas para Fevereiro, destaque para o Ciclo Euterpe, que traz ao emblemático Teatro Lethes, em Faro, grandes nomes que fazem a singularidade da música portuguesa, num programa que integra espectáculos de fado, jazz, canto lírico, world music. O Ciclo Euterpe tem início no dia 16 de Fevereiro com As Moçoilas, seguindo-se João Hasselberg & Pedro Branco (17), Nuno da Câmara Pereira (18), Luís Manhita (23), Anabela Ferreira (24) e Cantares de Évora (25).

De regresso estão os Concertos ao Entardecer que nesta edição recebem em palco o minimalismo musical do compositor português Tiago Sousa, que promete marcar o final da tarde de dia 3 de Fevereiro com um concerto de piano revolucionário, no ambiente intimista do Hostel 1878, em Faro.

Richard Galliano, o conceituado compositor, acordeonista e bandoneonista francês que elevou o acordeão ao mais alto nível da música jazz, regressa a Portugal para um espectáculo no dia 11 de Fevereiro, no Auditório Municipal de Lagoa, acompanhado pela Algarve Camerata, onde apresentará algumas das suas composições de estilo clássico e contemporâneo fortemente influenciadas por tangos e valsas.

É na animação de património que estreia uma das grandes novidades do «365 Algarve». Be P-Art conta as histórias dos castelos algarvios através de uma performance multidisciplinar que envolve movimento, música e imagem numa interacção teatral com o público. O castelo de Loulé é o primeiro a receber este espectáculo visual e sensorial, no dia 22 de Fevereiro, pelas 18h00.

O irreverente ALQUIMIA – Itinerâncias Culturais é outra das novidades do cartaz que convida o público a redescobrir a região algarvia em quatro programas distintos de três dias cada, dedicados a cada um dos quatro elementos (Água, Ar, Fogo e Terra), que integram workshops, encontros, passeios, conversas e visitas guiadas que se interligam, complementam e desenrolam pelo Sotavento Algarvio. O elemento Ar é o primeiro programa (25 a 27 de Fevereiro) e integra um percurso interpretativo na paisagem protegida da Rocha da Pena (Loulé), um workshop de arte na paisagem e um workshop de gastronomia onde o vento levante dará o mote para explorar as influências do médio oriente na culinária algarvia.

No cinema regressa Video Lucem, o ciclo de filmes passado nas igrejas do Algarve, com os filmes «A Missão» (dia 2, 21h30, igreja Matriz de Estoi, Faro), «O Diário de um Pároco da Aldeia» (dia 3, 21h30, igreja Matriz de São Clemente, Loulé), «2001 Odisseia no Espaço» (dia 23, 21h30, igreja Matriz de Albufeira) e «A Harpa Birmanesa» (dia 24, 21h30, igreja de São Francisco, Loulé).

Regressa também à programação o evento «Fazer Render o Peixe em Portimão» com a Semana Gastronómica aos comandos do conhecido Chef francês Antoine Westermann, de 28 de Fevereiro a 5 de Março, no Museu de Portimão.

A dança não foi esquecida com o espectáculo Villa-Lobos em Movimento, que conduzirá o público numa viagem pela evolução da identidade cultural do Brasil através de peças do conhecido compositor “nacionalista” brasileiro Villa-Lobos para guitarra clássica, brilhantemente interpretadas por Josué Nunes, para acompanhar os movimentos fluentes de Simone Marçal. O evento estará em cena no Teatro Municipal de Portimão a 4 de Fevereiro e no Centro Cultural de Lagos a 18 de fevereiro.

A programação completa pode ser consultada na página do «365 Algarve» no Facebook e o programa está disponível para download no sítio da Região de Turismo do Algarve na Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário