sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O Carnaval pelo Algarve

Alte:É conhecido por ser o Carnaval mais tradicional do Algarve, e este ano a organização decidiu eleger como Rainha, a cantora Maria Leal, no dia 26. O início do corso, está marcado para as 15h00, nos dias de folia, (26 e 28), com animação do DJ. Paulo Rossi. À noite estão previstos no Salão da Casa do Povo de Alte, bailes de foliões e de máscaras a partir das 21h30, com animação de Rúben Filipe no dia 26, e Valter Cabrita no dia 28.
Altura:
A sátira política é o principal enfoque de 11 grupos de animação e 10 carros alegóricos. O desfile tem lugar nos dias 25 e 26 de Fevereiro (sábado e domingo) sempre às 15 horas. No dia 26 de Fevereiro, a organização está a planear um jantar e baile de Carnaval, animado pelo Duo Reflexo, às 19h30, na Quinta do Sobral. O evento é aberto a toda a população, mediante reserva com pagamento na Junta de Freguesia.
Faro:
A Sociedade Recreativa Artística Farense (SRAF) acolhe no sábado, 25 de fevereiro, das 15h00 às 18h00, o Carnaval solidário da associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve (Apatris21). Conta com um baile, concurso de máscaras e prémios ao longo de uma matine passada na companhia da Dj Tangerine. À noite, a partir das 22h20, há festa com Los Muertos Dj’s.
Loulé:
A Câmara Municipal de Loulé volta a pôr à disposição do público, para aluguer, fatos e adereços numa loja especializada (nº 78 da Praça da República), aberta até 3 de Março. O programa «Aqui Portugal» da RTP transmite em directo o corso, no sábado, dia 25 de Fevereiro, das 14h00 às 20h00. Destaca-se ainda o Baile de Gala que irá animar o «Palácio» do NERA na noite de segunda-feira, 27 de Fevereiro, com o tema «Os Conquistadores de Al-úlyá», e a actuação da Arte & Música Big Band e da Banda Fora D’Horas. No âmbito do programa de Carnaval, é inaugurada no sábado, 25 de Fevereiro, pelas 14h30, a obra de modernização do Salão de Festas Municipal de Loulé, integrada no projecto «Loulé Requalifica». Este momento será marcado com a realização de um Baile Sénior de Carnaval. O espaço, localizado junto ao Estádio Municipal, encontrava-se em acentuado estado de degradação. Entretanto foi adquirido pela autarquia que realizou uma intervenção profunda.
Olhão e Moncarapacho:
O Carnaval de Moncarapacho, um dos mais genuínos da região, característica patente na decoração dos carros alegóricos, forrados com pequenas flores de papel, que lhe conferem o cognome de «Batalha das Flores». Este ano sai à rua nos dias 26 e 28 de Fevereiro, domingo e terça-feira, respectivamente, entre as 15h00 e as 18h00. Com entrada livre, o corso conta com dezena e meia de carros alegóricos e mais de 500 foliões.
Portimão:
O Sporting Glória ou Morte Portimonense apresenta seis bailes de Carnaval de 25 a 28 de Fevereiro, sempre às 21h00, na Antiga Lota de Portimão. O Clube União Portimonense organiza no dia 25 de Fevereiro o famoso «assalto de Carnaval», e nos dias 27 e 28, às 21h30. A Sociedade Vencedora Portimonense promove bailes de 25 a 28 de Fevereiro, às 21h00. Também o Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realiza bailes de Carnaval, de 25 a 28, às 21h30. Este ano, a colectividade organiza o desfile infantil no dia 28 de Fevereiro, às 15 horas. A tradicional Revista à Portuguesa tem estreia marcada para sexta-feira, 24, às 21h30, este ano sob o mote «Thô Xaringado e Mal Pague». A Sociedade Recreativa Figueirense apresenta nos dias 26 e 28 de Fevereiro, às 15h30, um desfile carnavalesco. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense celebra o Carnaval com matine dançante para a comunidade e visitantes nos dias 26 e 27 de Fevereiro, às 16h00. O Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha tem os afamados bailes agendados para os dias 25 e 27 de Fevereiro, às 21h30.
São Brás de Alportel:
Domingo, dia 26 há marcha/corrida de Carnaval, a ter início na Escola EB 1 de Mesquita, às 9h30. A animação prossegue com Baile, na União Desportiva e Recreativa Sambrasense, às 20h00. Depois há desfile na Avenida da Liberdade, às 15 horas, com uma edição do Carnaval tradicional que inova pela participação especial de cerca de 40 viaturas clássicas Citroën, do Clube 2 CV «Algarve Marafados». Na terça-feira gorda, dia 28, o salão dos Bombeiros Voluntários aquece os corações de todas as idades no Chá Dançante especial, às 15 horas, ao som do artista Valter Reis.
Tavira:
No Mercado da Ribeira haverá bailes de máscaras, às 21h30 com a Orquestra Zeca Fradique New Portugal Band (dia 25); Fábio Lagarto (dia 26); Trianima (dia 27) e La Plante Mutante (dia 28).
Lagoa:
A Associação Cultural e Desportiva de Ferragudo (ACD) volta a organizar o popular Enterro do Entrudo na quarta-feira «de cinzas», 1 de Março. O cortejo pelas ruas começa às 21 horas, seguida da encomendação das almas, leitura do testamento e cremação do defunto.
VRSA e Monte Gordo:
Em Vila Real de Santo António, o desfile de Carnaval terá lugar no dia 26 de Fevereiro, na Avenida da República e na Praça Marquês de Pombal. Em Monte Gordo está agendado para o dia 28, terça-feira de Carnaval, na Avenida Marginal. Ambos acontecem às 15 horas. O cartaz terá um cariz popular, com as associações e colectividades culturais do concelho. O Centro Cultural António Aleixo acolhe bailes de Carnaval (dias 25, 26, 27 Fevereiro e 4 Março), tal como a zona Poente de Monte Gordo (de 25 a 28 de Fevereiro). À excepção dos bailes no Centro Cultural (2 euros), todas as iniciativas têm entrada livre.
(Fonte: barlavento.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário