quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Crianças com alergia à lagarta do pinheiro

Vinte e uma crianças da Escola Básica 1 de Ferragudo, no concelho de Lagoa, tiveram, terça-feira à tarde, de receber tratamento depois de terem estado em contacto com a lagarta do pinheiro (processionária), naquele estabelecimento de ensino.

O alerta foi dado pelas 15h09, as crianças apresentavam "sinais de alergia e picadas". Os alunos, com idades até aos 10 anos, de várias turmas, estiveram a brincar com as lagartas que caíram de vários pinheiros que se encontram no recinto da escola. "A zona de risco foi isolada e os alunos assistidos", segundo fonte da escola. 

As crianças afectadas foram separadas das restantes e isoladas numa sala, onde uma equipa do INEM procedeu à avaliação da situação, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Lagoa. Não foi detectado nenhum caso grave, mas as crianças foram transportadas ao hospital de Portimão, a fim de receberem tratamento, por razões de segurança. 

A autarquia e a Protecção Civil Municipal foram alertadas, bem como a GNR e os pais dos menores, que se escusaram a prestar declarações. 

Fonte da Câmara de Lagoa garantiu que "a zona onde os pinheiros se encontram foi logo isolada e uma empresa especializada vai colocar produtos para eliminar as lagartas do pinheiro existentes". 

De referir que as árvores já tinham sido submetidas a tratamento, o qual se revelou insuficiente para eliminar as processionárias.

(Fonte: cmjornal.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário