sábado, 4 de fevereiro de 2017

Mercado de Portimão dedica uma semana à laranja algarvia

O Mercado da Avenida S. João de Deus, em Portimão, promove, entre 7 e 11 de Fevereiro, pelo nono ano consecutivo a Festa da Laranja, uma co-organização da Comissão do Sector das Hortofrutícolas deste equipamento e a Câmara de Portimão.

Durante cinco dias, os clientes poderão adquirir a deliciosa e sumarenta laranja algarvia ao preço especial de 44 cêntimos o quilo e experimentar, entre as 10 e as 12 horas, as propostas apresentadas pelos alunos dos cursos de Cozinha e de Restauração e Bebidas da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, que realizarão diversas demonstrações culinárias e degustações nos dias 7, 8 e 9 Fevereiro.

No dia 10 de Fevereiro, o mercado recebe a visita especial do chef Augusto Lima, um dos mais conceituados chefes de cozinha do Algarve e, como poucos, conhecedor dos seus sabores, segredos e origens.

Dono de uma refinada técnica de confecção de todo o tipo de pratos gastronómicos, a cozinha deste chef caracteriza-se pela simplicidade de processos, pela prática da cozinha mediterrânea e pelo uso dos produtos autóctones algarvios. O chef Augusto Lima conta com mais de 37 anos de carreira, seja na qualidade chef, formador ou consultor, estando associado a inúmeros projectos de sucesso de restauração do Algarve. Actualmente presidente da ACPA – Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve, e no âmbito desta festa, o chef virá ao Mercado partilhar os seus segredos confeccionando iguarias com os “frescos” e a deliciosa Laranja Algarvia.

Para fechar com chave d’ouro, no dia último dia de festa, 11 de Fevereiro, o chef João Oliveira do “Vista Restaurante”, situado no Bela Vista Hotel & Spa, na Praia da Rocha, vai “andar” às compras no Mercado Avenida São João Deus e partilhar como os “frescos” regionais adquiridos na hora são uma óptima inspiração para a confecção de qualquer iguaria.

 
João Oliveira, prestigiado chef, tem passado pelas maiores referências gastronómicas de Portugal, nomeadamente no restaurante Largo do Paço, em Amarante, e com uma estrela Michelin, no The Yeatman Hotel, onde foi Subchefe durante quatro anos também com uma estrela Michelin, bem como no restaurante do Hotel Vila Joya, premiado com duas estrelas Michelin.

Actualmente está à frente da cozinha do “Vista Restaurante”, no prestigiado Hotel Bela Vista & Spa, na Praia da Rocha, unidade hoteleira actualmente nomeada para os World Luxury Travel Awards 2017 na categoria de Luxury Boutique Hotel; Luxury Design Hotel e Luxury Romantic Hotel.

Também o Café Grilo e o Iguarias – O Cantinho dos Sabores, operadores neste Mercado, associam-se a esta grande festa e proporcionam aos seus clientes menus especiais dedicados à laranja. No Café Grilo será possível adquirir o menu constituído por uma bifana no pão e um sumo de laranja natural por três euros e no Iguarias será possível degustar uma deliciosa fatia de torta de laranja e um café por um euro e meio.


Face ao sucesso das anteriores edições, é objectivo da organização ultrapassar, nesta nona edição, as dez toneladas de laranja vendidas.

A Festa da Laranja é uma co-organização do Sector das Hortifrutícolas e da Câmara de Portimão, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão – Turismo de Portugal, IP., a ACPC – Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve, o Vista Restaurante do Hotel Bela Vista & Spa, os Viveiros Dinis e com o apoio da ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve e da rádio Alvor FM.

(Fonte: postal.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário