sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

II Jornadas do Arade regressam em Março ao Museu Municipal de Portimão

Os principais desafios dos municípios da Bacia do Arade vão estar em foco nas Jornadas do Arade que este ano decorrem no Museu Municipal de Portimão, entre 10 e 12 de Março.

O dia 10 está reservado para actividades formativas com dois cursos pré-jornadas que vão te lugar no Espaço Raiz, a antiga escola primária da Pedra Mourinha, e vão debruçar-se sobre os temas dirigismo associativo e viver melhor amanhã: uma introdução ao movimento da Transição no Arade.

O programa de dia 11 tem início às 9h30, no Museu Municipal de Portimão com a conferência de abertura dedicada ao conceito operativo que emergiu nas últimas jornadas: o Aradismo.

“Quais os problemas e as estratégias que se colocam a uma acção concertada entre os quatro municípios da Bacia do Arade (Portimão, Lagoa, Silves e Monchique) em prol do desenvolvimento local e da sua afirmação em conjunto no contexto regional e nacional?” é a questão central que vai ser discutida em várias mesas redondas e sessões de controvérsia preparadas para os dias 11 e 12.

Em comunicado, a organização adianta que vão ser debatidos os temas das cidades inteligentes ao turismo sustentável, do urbanismo à actuação da Universidade no território, da agricultura às pescas e gestão dos recursos marítimos, assim como a exploração do petróleo no Algarve e o estado dos serviços de saúde na região.

A iniciativa é da responsabilidade da Associação Teia D’Impulsos, enquanto parte do projecto CAIC – Cidadania Activa e Intervenção Cívica.

As inscrições estão abertas no site das jornadas: www.jornadasdoarade.pt

(Fonte: regiao-sul.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário