sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Quer comprar um carro elétrico? O Estado ajuda

Apoio do Estado está reservado aos primeiros mil carros eléctricos e apenas é atribuído mediante apresentação de comprovativo.


Desde há vários anos que existem ajudas do Estado para a compra de um carro eléctrico. Se antes tinha de entregar um veículo para abate para obter este ‘cheque’, as regras mudaram desde 1 de Janeiro. Basta apresentar um comprovativo em como comprou este tipo de automóvel para conseguir o subsídio de 2250 euros, atribuído pelo Fundo Ambiental. 

“A medida consta da versão final do Orçamento de Estado (OE) de 2017 e estará disponível para as aquisições de veículos 100% eléctricos realizadas a partir do dia 1 de Janeiro de 2017”, recorda o Ministério do Ambiente. O artigo 181.º do OE refere que “no âmbito das medidas tendentes à redução de emissões de gases com efeito estufa, é criado um incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões, financiado pelo Fundo Ambiental”.

O apoio do Fundo Ambiental estará limitado aos primeiros mil carros eléctricos comprados. O orçamento deste fundo para esta medida é de 2,25 milhões de euros. Só que o pedido do ‘cheque eléctrico’ não será possível logo a partir dos primeiros dias de 2017, acrescenta o gabinete de João Matos Fernandes. 

“As regras gerais e o formulário de requisição do respectivo incentivo estarão disponíveis em breve no site da Secretaria Geral do Ministério do Ambiente e no futuro site do Fundo Ambiental.” Até lá, os proprietários devem guardar o documento comprovativo de compra. 

Inicialmente, o OE 2017 era omisso em relação ao apoio à compra de carros eléctricos. Mas o gabinete de João Matos Fernandes anunciou, no final de Outubro, a introdução deste apoio directo. 

O Fundo Ambiental reúne as receitas dos Fundos de Intervenção Ambiental, do Fundo da Protecção dos Recursos Hídricos, do Fundo da Carbono e do Fundo para Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

(Fonte: dinheirovivo.pt)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário