terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Faleceu Martim Gracias, ex-presidente da Câmara de Portimão

Martim Afonso Pacheco Gracias, arquitecto, professor e presidente da Câmara Municipal de Portimão entre 1976 e 1993, faleceu aos 82 anos, tendo a autarquia decretado três dias de luto municipal.


O corpo encontra-se em câmara ardente no salão nobre da Câmara Municipal de Portimão até às 23h00 horas de hoje, dia 21, e entre das 9h00 e as 14h00 de amanhã, dia 22, partindo para a Igreja do Colégio, onde decorrerão as cerimónias fúnebres, agendadas para as 15h00, e respectivo cortejo apeado até ao cemitério de Portimão.

Determino, em sua memória e homenagem, três dias de luto municipal, até ao dia 23 de Fevereiro, caracterizados através do hastear da bandeira municipal a meia haste em todos os edifícios públicos municipais em que a mesma seja ou deva ser hasteada”, anunciou a presidente da câmara de Portimão, Isilda Gomes, em despacho.

Nascido em Lagos, a 27 de Março de 1934, Martim Gracias veio residir para Portimão em 1962, para as funções de professor do ensino secundário no então Liceu Nacional de Portimão, actual Escola Secundária Poeta António Aleixo, da qual em 1975 foi eleito presidente do conselho directivo.

Eleito em 1976 presidente da Câmara Municipal de Portimão, permaneceu neste cargo por sucessivas reeleições até Dezembro de 1993.

Foi fundador da Associação de Municípios Portugueses e da Associação de Municípios do Algarve, onde desempenhou os cargos de presidente da assembleia geral e do conselho de administração.

Desempenhou ainda os cargos de presidente da assembleia municipal de Portimão, entre 1994 e 2001, presidente da assembleia distrital de Faro e deputado à Assembleia da República pelo Algarve na VII Legislatura.

Em 1995, foi atribuída ao arquitecto Martim Afonso Pacheco Gracias a medalha de serviços distintos, grau ouro, pela Câmara Municipal de Portimão.


(Fonte: http://regiao-sul.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário