segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Centro Quiroprático Específico abriu em Portimão

Jean-Philippe Marcoux é um médico quiroprático, formador, palestrante e investigador canadiano que traz para o Algarve uma abordagem inédita em Portugal. No dia 25 de Janeiro inaugurou um novo espaço no centro de Portimão.

Ainda há quem olhe para as medicinas complementares ou alternativas com um pouco de desconfiança, mas não será o caso de Jacinto Lopes, 69 anos. Exerceu uma profissão liberal no estrangeiro e hoje, apesar de reformado, ainda não conseguiu ter a qualidade que se ambiciona nesta etapa da vida.

«Tenho problemas de medula comprimida nas vértebras do pescoço, talvez pela idade, talvez pelo trabalho. Fiz exames e há mais de um ano que ando fazer tratamentos e a adiar uma operação». Chegou ao centro do médico canadiano por indicação de uma pessoa amiga. Fez duas sessões. «Agora sinto-me bem. Não sinto os mesmos sintomas que tinha até aqui. Isto estava mal encaminhado», fez questão de testemunhar ao Jornal Barlavento.

Jean-Philippe Marcoux veio para Portugal pelo amor que a esposa Chantal Julien nutre pelo país, desde pequena. Depois de passar várias temporadas, o casal comprou casa nos arredores de Monchique e decidiu ficar. Um espaço para trabalhar foi o passo seguinte. Com uma longa experiência clínica e de investigação, Jean-Philippe Marcoux especializou-se no tratamento dos problemas causados pela subluxão, termo utilizado quando os dois primeiros segmentos ósseos da coluna vertebral são ligeiramente deslocados da sua posição normal. Com o tempo, isto pode afectar o cordão espinhal e gerar o desenvolvimento progressivo de doenças crónicas.

O método é simples. Primeiro é feito um exame à coluna vertebral para determinar a origem do problema, que é verificado com radiografias. Com o diagnóstico feito, Marcoux faz, à mão, pequenas correcções nos ossos. É indolor, mas requer que os doentes repousem, pelo menos, 45 minutos, de forma a que o corpo restabeleça. As primeiras consultas são muito rápidas a fazer efeito, mas, depois, o médico dá tempo ao corpo para se restabelecer por si.

Jean-Philippe Marcoux, 60 anos, formou-se em 1983, no Canadian Chiropractic Memorial College. Outro tema que lhe tem interessado é a reversão do processo em que pessoas canhotas foram forçadas a tornar-se dextras. «Isso permite que o cérebro se reequilibre». Hoje, dá seminários em França, Bélgica e Suíça, países onde também tem pacientes. Sobre o Algarve, «estou bem aqui e quero partilhar tudo o que sei com os meus pacientes e com os médicos portugueses, de forma a poderem melhorar os cuidados aos seus doentes. O meu objectivo é trabalhar em equipa com ortopedistas e clínicos em geral, de forma a partilharmos conhecimento médico».

A primeira consulta (exame completo) custa 50 euros. O Centro Quiroprático Específico fica na Rua Senhora da Tocha, 1/3 e pode ser contactado pelos telefones 282 097 532 / 910 333 555.

(Fonte: barlavento.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário