Os habitantes do Algarve já podem entregar os seus resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), lâmpadas e pilhas usadas nas instalações dos bombeiros da região algarvia, que integram a rede de recolha da Amb3E, no âmbito da «Missão Electrão».
A sede da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve acolheu na passada segunda-feira, a assinatura dos protocolos que unem os 16 municípios do Algarve, a Federação dos Bombeiros do Algarve, as corporações de bombeiros aderentes à campanha e a ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos.
A campanha «Missão Electrão», lançada na região do Algarve, alia a componente ambiental, de sensibilização e promoção de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos, lâmpadas e pilhas junto da população, com uma vertente social, através da atribuição de uma contribuição financeira por parte da Amb3E que permitirá aos bombeiros equiparem os seus quartéis.
A ALGAR, responsável pela gestão dos resíduos urbanos no Algarve e parceiro estratégico da Amb3E, assegurará o funcionamento da plataforma logística da campanha, incluindo a colocação de contentores adequados nas corporações de bombeiros, a articulação dos meios de recolha, e o encaminhamento dos resíduos para tratamento em unidades de valorização e tratamento da rede da Amb3E.
Cada quartel estará assim equipado com um contentor para grandes eletrodomésticos e caixas apropriadas para recolha de pilhas, acessíveis mediante pedido aos bombeiros, e com «pontos Eletrão» com acesso direto à população para colocação de lâmpadas e REEE de menor dimensão, como varinhas mágicas, telemóveis, aparelhos de música, entre muitos outros.
“A participação ativa da população será crucial para o sucesso da campanha, já que a contribuição financeira da Amb3E para as corporações de bombeiros será proporcional à quantidade de resíduos recolhidos”, refere a ALGAR, em comunicado.
Sem comentários:
Enviar um comentário