O 7.º aniversário do Museu de Portimão vai ser assinalado no dia 23 de maio, com a realização da 15ª Corrida Fotográfica de Portimão e a inauguração das exposições “Barbearia, Poesia, Fotografia” e “Mundos Novos”.
Este ano a Corrida Fotográfica de Portimão assinala 15 anos de existência e promete vários desafios. Das 09h00 às 20h00, os concorrentes passarão pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos temas a fotografar. Através das suas objetivas, espera-se um renovado e atualizado olhar pelo território do município, suas gentes, atividades, vivências e aspetos do património cultural e natural.
Para as 17h00 está marcada a inauguração da exposição “Barbearia, Poesia, Fotografia” de António Marreiros, uma mostra que revela o percurso de vida, pessoal e profissional de um portimonense, nascido na freguesia da Mexilhoeira Grande, que durante a procura de um ofício encontrou-se com a poesia e descobriu o gosto pela fotografia.
“MUNDOS NOVOS” de Timo Dillner é outra das exposições que será inaugurada nesse dia. O artista alemão, a viver há mais de 17 anos no Algarve, dá a conhecer através da instalação, pintura e escultura, a sua perspetiva sobre viagens a lugares inesperados, novas gentes e outros mitos.
No Museu de Portimão a programação para os mais novos não é esquecida e no dia do seu aniversário, das 15h00 às 17h00, as Marias conserveiras vão estar na Oficina Educativa para contarem as suas estórias sobre a fábrica e ensinar os participantes dos ateliers a construir latas de conserva muito especiais.
O programa de aniversário termina às 18h30 com uma degustação de conservas, de várias espécies, promovida pela Docapesca.
Como é habitual as comemorações do aniversário do Museu integram um grupo de atividades que vai para além do dia da sua inauguração. Este ano o programa tem início no dia 17 com “Uma Noite no Museu à Luz das Conservas”. Das 21h00 às 23h00 os visitantes deverão estar preparados para uma Noite de aventura onde as personagens que habitam o museu ganham vida e surgem de onde menos se espera, ao mesmo tempo que a música se faz ouvir pelas suas salas. Esta atividade, que contará com a participação do Grupo de Teatro do Curso Profissional de Artes e Espetáculos da Escola da Bemposta, com o Grupo Coral Adágio e o Grupo Coral de Portimão, com a Tuna Académica do ISMAT e com o Conservatório de Música de Portimão - Joly Braga Santos, promete momentos de muita animação e surpresa. Nesta noite terá também a oportunidade de conhecer, a partir das explicações dos autores, o processo de conceção da exposição “À luz das conservas”, realizado pelos alunos do curso de Design de Comunicação do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.
Dia 18, data em que se assinala o Dia Internacional dos Museus, e por todo o mundo se celebra a existência destes espaços de cultura, Portimão abre gratuitamente as portas do seu museu, entre as 10h00 e as 18h00.
Destacamos no dia 21, às 18h30, a realização do encontro/debate “Modelos de Gestão para a Acessibilidade: O que é preciso?”, que terá lugar no auditório do Museu e pretende abordar as diferentes questões relacionadas com a acessibilidade, no seu sentido mais amplo, à cultura e aos equipamentos culturais. Este encontro, organizado pela Associação Acesso Cultura e Museu de Portimão, contará na mesa com os oradores: Joana Afonso da ACAPO, Elisabete Martins da ACTA, José Gameiro do Museu de Portimão e Vítor Lourenço da Ordem dos Arquitetos, Delegação Regional Sul.
O último destaque vai para “A minha Praia da Rocha”, a primeira tertúlia do ciclo de “Conversas com Portimão ao Fundo”, organizada pelo Museu de Portimão em colaboração com o “Grupo de Amigos do Museu de Portimão”, que contará no dia 22, às 18h30, com a presença de António Feu para partilhar as suas estórias sobre a Praia da Rocha, entre 1945 e 1975.
Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu em 2010 o prémio “Museu Conselho da Europa” e no ano seguinte o prémio “DASA - Mundo do Trabalho 2011”, tendo também sido distinguido com o prémio “Turismo de Portugal” em 2009 e com uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, atribuída em 2008 pela Associação Portuguesa de Museologia.
Sem comentários:
Enviar um comentário