A proteção civil de Portimão emitiu um aviso à população para alertar para o elevado risco de incêndio no concelho, até ao final do próximo dia 14.
A proteção civil baseia-se nas informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que destaca para os próximos dias a persistência de tempo quente e seco, com temperaturas máximas a atingir valores entre 30 e 40ºC.
Para além disso, a proteção civil alerta que “o vento tenderá a soprar de sueste com intensidade moderada (até 30 km/h)”.
“Atendendo ao quadro meteorológico, preveem-se índices de risco de incêndio elevados a muito elevados na região”, salientam as autoridades.
Em função do quadro meteorológico presente e previsto “é expetável tempo seco e vento moderado a forte com a permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais”.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão recorda que durante este período crítico não é permitido a realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos, assim como a utilização de equipamentos de queima e de combustão.
Também é proibido fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem,
“O SMPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto do Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal e do Corpo de Bombeiros”, remata a proteção civil.
Sem comentários:
Enviar um comentário