A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (apoio domiciliário), do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Barlavento, iniciou a atividade ontem, segunda-feira, dia 25 de maio de 2015.
O serviço assegurando desta forma o apoio domiciliário a todos os utentes que necessitem de cuidados paliativos nos concelhos de Lagoa e de Portimão, prevendo-se que numa segunda fase este apoio seja alargado ao concelho de Lagos.
Esta equipa multidisciplinar, constituída por médicos, enfermeiros, e psicólogo, sedeada no Centro de Saúde de Lagoa, na Unidade de Cuidados na Comunidade D’Alagoa, surge na sequência do 1.º Curso em b-learning (avançado), promovido pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve entre março e outubro de 2014, com patrocínio científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), destinado a profissionais de saúde da região.
A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES Barlavento conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, mediante a celebração de um protocolo de colaboração com o município, de forma a suportar os meios logísticos necessários para o efeito, como a cedência de utilização de uma viatura para as deslocações da equipa.
Esta é a segunda equipa comunitária de suporte em cuidados paliativos em atividade na região do Algarve, que até ao momento contava com a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos no ACES Sotavento, que abrange os concelhos de Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim.
A nível hospitalar, existem duas equipas intra-hospitalares de cuidados paliativos, uma em cada uma das unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Algarve: uma Unidade de Internamento em Cuidados Paliativos integrada na RNCCI, com 10 camas, no polo de Portimão, e 15 camas no polo de Faro, embora estas últimas não façam parte da RNCCI.
Sem comentários:
Enviar um comentário